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Cálculo do Raio Dinâmico

A segunda etapa consiste na determinação do cálculo do raio dinâmico, com o veículo devidamente alinhado e posicionado sobre um piso plano de comprimento mínimo de 12 metros. Nesta etapa, é usado o distensiômetro laser. A placa alvo é posicionada à frente do veículo em uma distância mínima de 15 metros do pneu traseiro. Uma fita refletida branca é colada na parede lateral externa do pneu para que o sensor do feixe de luz, afixado no chassi ou na carroceria com o auxílio do braço articulador, identifique o número de voltas dadas pelo pneu. Transcorridas três voltas do pneu de tração do veículo, o distanciômetro captura as informações de distância percorrida, calcula o raio dinâmico e envia os dados para o equipamento simulador de pista. Somente a partir daí, o equipamento sinaliza que o veículo pode ser posicionado na pista de ensaios, onde o banco de rolos permite o movimento das rodas com o veículo parado.