Cálculo do Raio Dinâmico
A segunda etapa consiste na determinação do cálculo do raio dinâmico, com o veÃculo devidamente alinhado e posicionado sobre um piso plano de comprimento mÃnimo de 12 metros. Nesta etapa, é usado o distensiômetro laser. A placa alvo é posicionada à frente do veÃculo em uma distância mÃnima de 15 metros do pneu traseiro. Uma fita refletida branca é colada na parede lateral externa do pneu para que o sensor do feixe de luz, afixado no chassi ou na carroceria com o auxÃlio do braço articulador, identifique o número de voltas dadas pelo pneu. Transcorridas três voltas do pneu de tração do veÃculo, o distanciômetro captura as informações de distância percorrida, calcula o raio dinâmico e envia os dados para o equipamento simulador de pista. Somente a partir daÃ, o equipamento sinaliza que o veÃculo pode ser posicionado na pista de ensaios, onde o banco de rolos permite o movimento das rodas com o veÃculo parado.